Você sabe o que é a Pirâmide Olfativa de um perfume?

By | 11:04:00 Leave a Comment

No mundo dos perfumes, para simplificar toda a diversidade de aromas existentes, resolveu-se classificar as fragrâncias em uma Pirâmide Olfativa.



No topo de pirâmide estão as notas de cabeça ou notas de saída; no meio da pirâmide estão as notas de corpo ou notas de coração; e por fim, na base da pirâmide estão as notas de fundo ou notas de base.

Mas o que isso significa?

Notas de Cabeça/Saída: é a primeira impressão que temos do perfume. São aquelas notas que sentimos logo após borrifar o perfume. Geralmente são frescas e cítricas, como o limão, laranja, bergamota, pinho etc.
Como são muito voláteis, essas notas são sentidas por apenas 10 minutos (em média).

Notas de Corpo/Coração: são as que personificam o caráter do perfume e lhe dão uma ''identidade''. Quase a metade de um perfume é composta por essas notas. São notas menos voláteis, portanto podem durar de 2 a 6 horas. As notas mais usadas aqui são as florais, frutais e aromáticas (jasmim, rosa, lavanda, pêssego etc.)

Notas de Fundo/Base: essas notas representam entre 40 e 50% de um perfume e contribuem em grande parte na fixação da fragrância. São usadas aqui substâncias como o patchouli, vetiver, sândalo e âmbar. Essas notas duram mais ou menos entre 6 e 8 horas.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: